sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A CURA PELO AMOR


A CURA PELO AMOR

Texto: Mateus 20:34


 Quero começar esta reflexão asseverando que os milagres da história de Jesus nos evangelhos têm como pano de fundo, como elemento motivador, o amor, a compaixão, a misericórdia. De fato, o que impulsionava Jesus para a realização dos seus milagres era o fato de estar fazendo justiça aos injustiçados: “Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo seus olhos viram; e eles o seguiram” (Mateus 20:34). A razão, historicamente falando, é muito simples:


No tempo de Jesus a medicina era incipiente. Não havia medicina preventiva. Hospitais, ambulatórios etc. Quando muito havia remédios que a natureza oferecia e que a experiência comprovava como benefícios.


A saúde era um problema que geralmente se resolvia com a morte; mortes prematuras, vida curta, cegueira, paralisia, doenças de pele que se arrastavam pela vida inteira.


As doenças que pareciam inexplicáveis porque não se lhes via nenhuma causa perceptível eram atribuídas aos “demônios”, espíritos maus impuros, que se haviam introduzido dentro das pessoas, apoderavam-se delas e as impeliam de realizar corretamente suas funções, privando-as do domínio normal do seu corpo. O “espírito mau” se havia introduzido tão fundo que parecia dobrar o homem e a sua personalidade. Isso acontecia, por exemplo, com a mudez, surdez, a epilepsia, a loucura etc. Quando se vê claramente que o corpo está mal, com lepra, cegueira, hemorragias, febre, perna ou braço quebrado, atrofiado etc., nunca essas enfermidades, nos evangelhos, são atribuídas aos “demônios”.


Os enfermos: cegos, coxos, mutilados, paralíticos etc. e, sobretudo, os leprosos, estavam entre os pobres mais pobres. Normalmente todos eles eram também mendigos. Era sua única chance de subsistência.


Além disso, a enfermidade era vista como castigo de Deus pelos pecados: “Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Os discípulos pergunta- ram: ‘Mestre, quem foi que pecou, para que ele nascesse cego? Foi ele ou seus pais?’” (Jo 9.1,2). Por essa razão os enfermos eram considerados “impuros”, discriminados também pela religião judaica. Consequentemente podiam permanecer somente nas portas externas da esplanada do Templo ou, quando muito, no pátio dos gentios ou pagãos, que também eram considerados pecadores e impuros.


Ao lado dos pecadores, os enfermos (que segundo a religião judaica são também pecadores) são os preferidos de Jesus em sua atividade em vista do Reinado de Deus.


Jesus une sempre o Reinado de Deus, o anúncio da Boa Notícia, o poder e autoridade que dá a seus discípulos e seguidores, com a cura corporal. Foi assim que a comunidade cristã entendeu, desde o início, sua missão. Comprova-o o texto de Lucas 9.1-6:


E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos e disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis. E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles. E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.


Nos evangelhos encontramos numerosas curas milagrosas atribuídas a Jesus. De um total de 32 milagres, 22 são curas. Podemos agrupá-las assim:


A. Quatro curas de cegos:

1. O de Jericó (Mc 10.46-52)

2. O de Betsaida (Mc 8.22-26)

3. O de nascença (Jo 9.1-41)

4. Os dois cegos de Cafarnaum (Mt 9.27-31)

         B. Três curas de paralíticos e a de um enfermo numa cama:

1. O homem com a mão seca (Mc 3.1-6)

2. O paralítico de Cafarnaum (Mc 2.1-12)

3. O enfermo de Betesda (Jo 5.1-18)

4. A mulher na sinagoga (Lc 13.10-17)


C. Duas curas de leprosos:

1. De um leproso (Mc 1.40-45)

2. De dez leprosos (Lc 17.11-19)


D. Duas curas a distância (“à distância” porque os judeus não podiam entrar nas casas dos pagãos; a mulher cananeia e o oficial romano são pagãos).

1. A filha da cananeia (Mc 7.24-30).

2. O empregado do oficial romano (Mt 8.5-13).


E. Cinco curas com libertação:

1. O de Gerasa (Mc 5.1-20)

2. O menino epilético (Mc 9.14-29)

3. O endemoninhado mudo (Lc 11.14,15)

4. O da sinagoga de Cafarnaum (Mc 1.21-28)

5. Madalena (Lc 8.1,2).

F. Diversas curas:

1. O surdo-mudo da Decápole (Mc 7.31-37)

2. A sogra de Pedro (Mc 1.29-31)

3. A mulher com hemorragia (Mc 5.25-34)

4. O hidrópico (Lc 14.1-6)

5. A orelha de Malco (Jo 18.10)

Além disso, os evangelhos apresentam curas em massa:

Em Cafarnaum (Lc 4.40,41); num povoado (Lc 5.15); ao descer do monte (Lc 6.18,19); diante dos mensageiros de João Batista (Lc 7.21-23); em Betsaida (Lc 9.11) etc.


A CURA PATROCINADA PELO AMOR

      Para falar o que eu quero sobre o tema supracitado evoco a lembrança de um filme que marcou a minha vida: “Uma Mente Brilhante” (“A Beatiful Mind”) sobre a vida do Matemático Americano John Forbes Nash, onde Russell Crowe interpreta o papel de um homem acometido por esquizofrenia, e que apenas sobreviveu em condições mínimas de trabalho e produtividade em razão de ter confiado no amor de sua mulher Alcia Nash.


O que me leva a evocar a memória do primeiro filme (2001) é o fato simples e poderoso que ele apresenta: uma pessoa doente precisa se ver através dos olhos de alguém que a ame a fim de encontrar sua saúde e equilíbrio.


John Nash, brilhante, superdotado, venturoso em tudo o que fazia, subitamente começa a entrar num mundo paralelo tão real quanto tudo o mais que ele chamasse de real, com a diferença de que somente ele via o que via, e, portanto, tratava-se de algo subjetivo e não real para o resto do mundo.


Sua salvação não da esquizofrenia, mas sim da “loucura”, só foi possível porque ele admitiu a esquizofrenia, entregando suas decisões sobre o que era ou não real entre as coisas que via, ao julgamento de sua esposa.


Assim, confiando no juízo e no discernimento da esposa, e, sobretudo no seu amor por ele, foi que Nash conseguiu viver com a esquizofrenia sem enlouquecer.


De vez em quando ele tinha de perguntar à sua mulher se as pessoas que estavam diante dele eram reais ou apenas subjetivas em sua percepção, e, assim, conseguiu, mediante a fé no amor de sua mulher, encontrar o termo de aferimento de sua própria realidade.



A salvação de John Nash esteve e está no fato de ele confiar no amor de sua mulher por ele, e, assim, conferir com ela o que era ou não real.


Ter gente de bom senso e de confiança, e que nos ame, sempre sendo consultados sobre nossas próprias impressões, é algo vital para a saúde de nossas mentes.


 Fé e amor continuam a ser os únicos elementos capazes de preservar a integridade de nossas mentes num mundo de falsificações e de construções alucinadas. Isto porque pensamos coisas sobre nós mesmos que não são reais e interpretamos a vida com critérios de uma subjetividade que raramente casa com os fatos reais da existência.


É assim que o tímido é visto como arrogante silencioso, o falante é percebido como metido, o quieto é olhado como fraco, o prestativo enxergado como interesseiro, o recluso como antissocial, o triste como infeliz, o belo como bom, o feio como mal e o simples como tolo.


Resolutamente, posso dizer que o amor que não desiste de amar, o amor que ampara, o amor que motiva, o amor corajoso, o amor condutor, o amor que supera, o amor que não deixa morrer a quem ama, o amor valente, impávido, destemido, afoito, intrépido, denodado, o amor protetor, o amor que resguarda... para um doente já é meio caminho da cura.


Termino parafraseando o título de um livro que li faz algum tempo: “Quem ama não adoece”. Eu digo: “Quem é amado não morre!”


Deus, algumas vezes, aceita esta exceção!!!!!!
Rev. Paulo Cesar Lima
Pastor Presidente da Catedral

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