sexta-feira, 18 de julho de 2014

INSTANTES


Atribui-se ao grande escritor argentino Jorge Luis Borges a seguinte elegia de sua vida:


 
INSTANTES

 

Se eu pudesse viver novamente a minha vida,

trataria de cometer mais erros.

Não tentaria ser tão perfeito, seria mais relaxado.

Seria mais bobo do que fui;

na verdade encararia muito poucas coisas com seriedade.

Seria menos higiênico,

correria mais riscos,

faria mais viagens,

contemplaria mais entardeceres,

subiria mais montanhas, nadaria mais em rios.

Iria mais a lugares que nunca tivesse ido.

Comeria mais sorvetes e menos verduras.

Teria mais problemas reais e menos imaginários.

Eu fui dessas pessoas que viveu sensata

e corretamente cada minuto de sua vida;

claro que tive momentos de alegria.

Mas se eu pudesse voltar atrás,

procuraria apenas ter bons momentos.

Se não sabem, disso é que é feita a vida,

somente de momentos. Não percam o agora.

Eu fui uma dessas pessoas que nunca ia a parte alguma

sem levar um termômetro, uma bolsa de água quente,

um guarda-chuva e um esparadrapo.

Se pudesse voltar a viver,

viajaria mais levianamente.

Se pudesse voltar a viver,

começaria a andar descalço no princípio da primavera

e seguiria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na calçada,

Contemplaria mais amanheceres

e brincaria mais com as crianças;

se tivesse outra vez a vida pela frente ...

Mas já se vai, tenho 85 anos e estou morrendo.

 

 

_______________________________________
Há uma discussão entre críticos literários se de fato esse poema é de autoria de Jorge Luis Borges. Há um certo consenso que de fato a autora seja Nadine Stair, autora norte-americana, que teria publicado o poema sob o título Moments.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário