sexta-feira, 25 de abril de 2014

ANJOS ALADOS


ANJOS ALADOS

 

As incursões angelicais não deixam de acontecer em nossas reuniões. Elas estão presentes nos cânticos, peças, jograis, coreografias, consagrações das igrejas. Anjos que estão em cima, no altar; anjos com bandeja; anjos com espada; anjos alados; anjos odontólogos; temos até anjo da morte.

A procura pelos anjos é tão intensa em algumas culturas pentecostais que eles (os anjos) vêm dividindo a atenção dos adoradores nos cultos. Mas, enquanto eles faziam parte apenas das expressões cênicas de alguns cultos, conseguia-se conviver com o fato. Agora, a situação se agravou.

Hoje, se fala de anjos que incorporam; que dão orientação com relação ao que fazer na hora do culto; anjos que revelam segredos do coração humano; anjos que se sentam em cadeiras devidamente reservadas para eles; anjos que falam a toda hora. Evidentemente, para os mais favorecidos.

Essas tendências fazem parte de uma conduta extra espacial que algumas pessoas começam a ter da vida. Em vez de verem o mundo com os olhos bem abertos para a realidade esmagadora em que vivem, ficam dispersos, deixando-se invadir pelo exótico, pelo espacialmente metafísico, sem contornos de concretude.

No passado, houve esta tendência, porque era fomentado nas pessoas o desejo pelo bizarro, pelo esdrúxulo. Esta prática estava tomando lugar na igreja, um dos problemas discutidos na carta aos hebreus. Foi esta a razão que levou o escritor da epístola começar o primeiro capítulo asseverando que Jesus é maior que os anjos. E também foi isso que fez o autor declarar que, antigamente, Deus falava aos homens de muitas maneiras (até pelos anjos), mas, hoje, Ele fala a nós todos através do seu Filho Jesus Cristo.

O que aparentemente parece inofensivo pode tomar rumos incontroláveis. Se a moda pega, nossas reuniões perderão o sentido racional para ganhar nuances além da imaginação. Creio que devemos definir a quem vamos adorar.

A igreja hodierna corre riscos iminentes. Corre risco de se tornar uma igreja extremamente secularizada. Corre risco de se transformar numa igreja sacralizada, sem convívio com os seres comuns; corre risco de ser povoada por modismos absurdamente desagregadores. Corre risco de se voltar para o exótico, com o perigo de afundar nas atitudes piegas, nos erros doutrinários com sentido eminentemente herético, além das expressões psíquicas narcisistas que aparecem aqui e ali. 

A igreja, como nos ensina o apóstolo, deve manter sua identidade e dimensão de convívio com os seres humanos para não se transformar num grupo místico de tendências extrasensoriais. Se a igreja perder esta dimensão, teremos grandes dificuldades em tratar com as pessoas de carne e osso. Segundo João, o escritor das três epístolas, quanto mais nos aproximamos de Deus, mais perto das pessoas ficamos. “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 Jo 1.7). E continua: “Se alguém diz: ‘Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 Jo 4.20). 
A razão desta colocação é simples. Se a nossa espiritualidade tender para o supra-natural, o inusitado, o incomum com esquecimento das coisas normais, naturais da vida, nossa consagração está totalmente prejudicada. O modelo que a igreja deve copiar é Cristo, que se fez homem. Isto significa que qualquer grupo religioso que tende para o inumano, paranormal o tempo todo, está no mínimo equivocado. Hoje, mais do que nunca, a Igreja precisa se tornar povo. Esta maneira de ser da igreja é uma exigência reinante na atualidade. Paulo assim nos ensina: “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2.6-8).
Enquanto a igreja pensar que tem que se afastar dos homens para se tornar santa, a medida da Bíblia é outra. De acordo com o texto supracitado, o maior desafio da igreja não é se tornar divina, mas se tornar humana. E quanto mais humana a igreja se tornar, mas divina ela vai ficando. Para respaldo desta verdade, temos Cristo, como o nosso grande paradigma.
 
 
Et gloria est Dei!
 
 
Rev. Paulo Cesar Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário