terça-feira, 29 de abril de 2014

OS MAIS DIFÍCEIS TEMAS DA BÍBLIA

OS MAIS DIFÍCEIS TEMAS DA BÍBLIA

        OS MAIS DIFÍCEIS TEMAS DA BÍBLIA



Sempre nutri dúvidas sobre o que ouvia como interpretação do evangelho. Percebia contradições, excrescências, e uma visão exageradamente simplista na maneira como eram encaminhados os temas bíblicos, os quais vinham a nós como se fora “revelação de Deus”. Tinha comigo que não devia me pronunciar sobre esses fatos enquanto não tivesse conhecimento suficiente. Pus-me a estudar os temas bíblicos anos a fio, mais de 30 anos. Primeiramente, demovi-me do a priori de ler a Bíblia já sabendo o que ela está dizendo. Depois comecei a reestudar assuntos estabelecidos, convencionados. Em segundo lugar, comecei a me preocupar com as ideias vigentes que eram produzidas e reproduzidas entre nós sem nenhum questionamento. Daí para frente, entrei em crise, porque vi que a maioria das ideias que a mim foram passadas, e que são passadas até hoje, não tinha embasamento histórico nem tampouco lastro científico para provar o que se admitia e admite como certo. 



Os Mais Difíceis Temas da Bíblia é uma resposta a esta acomodação de consciência de receber as coisas prontas e como certas, sem procurar saber se de fato são verdadeiras.



COMENTÁRIO

 

 
A contemporaneidade insiste em querer negar a Bíblia como Palavra de Deus aos homens. E há aqueles que fazem disso um "cavalo de batalha" à procura de desmentir os postulados bíblicos.


Nos volumes I e II dos "Mais Difíceis Temas da Bíblia" compartilho com o leitor de temas polêmicos que comumente são usados pelos agnósticos e ateus, mas não quero ser voz dogmática e nem solucionador-mor de problemas neles existentes, meu objetivo é despertar no leitor o interesse por uma dialética tolerante, que não tem pressa de mostrar o certo do lado de cá e menosprezar o errado do lado de lá.


Escrever sobre "Os Mais Difíceis Temas da Bíblia" parece, à primeira vista, ousadia. Mas, sinceramente, não me arrogo capaz. Gosto mesmo é de garimpar à espera de encontrar pepitas preciosas que foram enterradas em monturos dogmáticos. 


Não quero ser olhado como erudito. Longe de mim levar tal designação, pois sou um simples amante do saber e ledor das Escrituras.


Os Mais Difíceis Temas da Bíblia não é busca obcecada por respostas prontas a fim de não deixar Deus em apuros. O livro é resultado de um desejo de ver temas tão importantes analisados de forma inteligente, coerente e convincente, e por acreditar que eles tenham muito mais a nos dizer do que até então foi-nos passado.


AUTOR



Rev. Paulo Cesar Lima é hoje considerado um dos maiores ensinadores e doutrinadores das Assembleias de Deus no Brasil e formador de opinião dos mais laureados.


Como Teólogo especializou-se em Metodologia Exegética do Novo Testamento e Hermenêutica, lecionando em vários Seminários no Rio de Janeiro.



Como Mestre tem deixado um exemplo muito grande para os seus alunos: alguém que ama a Palavra de Deus e o conhecimento.


Como Pastor, tem 29 anos de pastorado e está indo para 38 de ministério. Atualmente, é Presidente da Catedral da Assembleia de Deus em Jardim Primavera, Duque de Caxias, RJ, desde o dia 18 de dezembro de 2001. Também preside a CMADERJE – Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro e outros. É membro da Comissão Apologética da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.



Escreveu os livros «Dizimista, eu?!», «Quebra de maldição: uma prática supersticiosa?», «O que está por trás do G-12» (todos editados pela CPAD), «Teologia da ação política e social da igreja», «Profecia», «Limites – vivendo sob autoridade», «Predestinado?», «Jejuou! Aconteceu?!!», «Divorciado pode casar-se de novo?». É fundador dos Jornais Desafio, Nova Opinião, Comaderj, Unimaderje e Cmaderje; é fundador dos Seminários Teológicos Ibcei, Sal, Segme, Setaderj e Semtel; é Doutor em Teologia, Jornalista, Graduado em Psicanálise Clínica, licenciado em Filosofia e terminou a Docência do Ensino Superior; foi professor em diversos Seminários do Rio de Janeiro na área de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado em Teologia e Ciências da Religião.
 
 
 
 
 
 
 

Rev. Paulo Cesar Lima
Presidente da Catedral e
da CMADERJE.

 
 
 

5 comentários:

  1. Reverendo Paulo, como eu compro o livro "Os temas mais difíceis da Bíblia" em São Paulo? O Senhor teve nova atualização desde 1983?

    ResponderExcluir
  2. Reverendo Paulo, como eu compro o livro "Os temas mais difíceis da Bíblia" em São Paulo? O Senhor teve nova atualização desde 1983?

    ResponderExcluir
  3. Que Fasso para compra varios livros??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode encontar neste link: https://lista.mercadolivre.com.br/os-mais-dificeis-temas-da-biblia#D[A:os%20mais%20dificeis%20temas%20da%20biblia]

      Excluir
  4. Como faço para comprar o livro os temas mais difíceis da bíblia. De Paulo Cesar Lima?

    ResponderExcluir