sexta-feira, 25 de abril de 2014

O “DEUS” QUE NIETZSCHE MATOU


O “DEUS” QUE NIETZSCHE MATOU

 

 

Pertencentes a emproada galeria dos chamados irreverentes e críticos do cristianismo, temos os nomes de Altaizer, Hamilton, Van Buren, Vanhoye, Reimarus, Cox, Straus, Hume, Bultmann, Ebeling, Fuchs, Bornkamm, Schweitzer e Nietzsche. Este último, sem sombra de dúvida, foi um dos piores.
 
 
Friedrich Wilhelm Nietzsche, nascido aos 15 dias de outubro de 1844 em Rocken, perto de Leipzig, Alemanha Ocidental, foi um dos mais ácidos inimigos da Igreja e por isso passou à história como “anticristo”, alcunha recebida por propalar a sacrílega idéia da “morte de Deus”.
 
 
Conquanto Nietzsche tenha entrado para a história como o mais nefasto dos críticos do cristianismo, há algumas coisas ditas por ele contra as quais não podemos argumentar e das quais não podemos fugir.
 
 
Primeiro ele diz que os sacerdotes, abusando do nome de Deus, criam uma “vontade de Deus” universal, dominante, que castiga ou recompensa segundo o grau de obediência. O “sacerdote” abusa do nome de Deus: chama “reino de Deus” a um estado de coisas no qual ele é quem fixa os valores das coisas: chama “vontade de Deus” aos meios que ele (o sacerdote) emprega para alcançar ou manter tal estado de coisas; com cinismo glacial, mede os povos, as épocas, os indivíduos conforme foram úteis ou resistiram à preponderância sacerdotal. Esta “vontade de Deus” passa a ser a condição de conservação para o poder do sacerdote.
 
 
Em segundo lugar Nietzsche declara que os sacerdotes, referindo-se à instituição religiosa da sua época, ordenam tudo de tal modo que se tornam “indispensáveis em toda a parte”. Em todos os acontecimentos naturais da vida, o nascimento, o casamento, a doença, a morte, para não falar do sacrifício aparecem os santos parasitas, nas palavras do desesperado filósofo alemão, para os “desnaturalizarem”, na sua linguagem... para “os santificarem”.
 
 
Em terceiro lugar Nietzsche fala da instituição religiosa que sobrevive de sanções. Diz ele que o sacerdote despreza, “profana”, a natureza: só por esse preço existe. A desobediência a “Deus”, isto é, ao sacerdote, à “lei”, chama-se agora “pecado”; os meios de “reconciliar-se com Deus” são, como é justo, meios que asseguram ainda mais profundamente a submissão ao sacerdote; só o sacerdote “salva”...
 
 
Em quarto e último lugar ele declara que o sacerdote vive do pecado. Em toda a sociedade organizada sacerdotalmente, os “pecados” tornam-se indispensáveis: são propriamente os instrumentos do poder. O sacerdote “vive” pelos pecados, tem necessidade de que se “peque”... Princípio supremo: “Deus perdoa ao que faz penitência”, ou, por outro modo: “ao que se submete ao sacerdote”.
 
 
Como pode ser observado, o cristianismo que Nietzsche está a criticar (referindo-se à sua época) é o que, segundo ele, mata a Deus. Este cristianismo se desenvolve num terreno completamente “falso”, onde toda a natureza, todo o valor natural, toda a “realidade” têm contra si os instintos mais profundos das classes dirigentes, uma forma de inimizade de morte contra a realidade.
 
 
O “deus” que Nietzsche deseja enterrar é o “deus” institucionalizado, privatizado pela religião dominante, um anti-reino, que se insurge contra os pobres e miseráveis da terra: os excluídos. Quando Nietzsche anuncia a morte de Deus, ele fala do “Deus que tem que morrer mesmo, porque é o Deus das nossas cabeças, o Deus inventado, o Deus que não é vivo”, um Deus segundo a imagem e semelhança do homem. Isto fica muito claro na sua oração, traduzida por Boff no livro “Tempo de Transcendência”, com o título “A Oração ao Deus Desconhecido”.
 
Antes de prosseguir em meu caminho e lançar o meu olhar para a frente uma vez mais, elevo, só, minhas mãos a Ti na direção de quem eu fujo.
 
A Ti, das profundezas de meu coração, tenho dedicado altares festivos para que, em cada momento, Tua voz me pudesse chamar.
 
Sobre esses altares estão gravadas em fogo estas palavras: “Ao Deus desconhecido”.
 
Seu, sou eu, embora até o presente tenha me associado aos sacrílegos.
 
Seu, sou eu, não obstante os laços que me puxam para o abismo.
 
Mesmo querendo fugir, sinto-me forçado a servi-Lo.
 
Eu quero Te conhecer, desconhecido.
 
 
Tu, que me penetras a alma e, qual turbilhão, invades a minha vida.
 
Tu, o incompreensível, mas meu semelhante, quero Te conhecer, quero servir só a Ti.
 
 
 
             Et gloria est Dei!
 
 
Rev. Paulo Cesar Lima
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário