sexta-feira, 25 de abril de 2014

DOENÇA OU ESTADO DE ESPÍRITO?

Doença ou estado de espírito?

 
 

 
O convívio com pessoas mal-humoradas é indiscutivelmente muito embaraçoso. São seres pessimistas, monossilábicos, arrasadoramente constrangedores. Qualquer um que deles se aproxima – mesmo num contato social rápido – passa dificuldades. É preciso bastante tato, cuidado com as palavras, jogo de cintura e paciência redobrada para lidar com um mau-humorado e se fazer gostar por ele.
 
 
Falando do mal-humorado, que é uma pessoa quase inconvivível, o Novo Testamento utiliza-se de expressões que estão muito ligadas a questões de resistência. “Longanimidade” é uma delas. Trata-se de uma palavra composta, de origem grega, que significa “longe da ira”. Enquanto a palavra perseverança refere-se à resistência às adversidades, longanimidade é um tipo de perseverança no que diz respeito ao convívio com pessoas difíceis. Isto quer dizer que não somos nós que escolhemos aqueles com os quais queremos conviver. Deus é quem, por vezes, coloca em nossa vida aqueles (ou aquelas) de cujo convívio aprenderemos a ser mais gente. Só conseguiremos amar de verdade quando este amor se tornar uma opção, a despeito de todas as situações contrárias. 
 
 
Mas aquilo que era considerado apenas um jeito de ser, herança de família, ou ação demoníaca, desde 1980, entrou na lista de doenças da Associação Psiquiátrica Americana e recebeu o nome de distimia. Dois anos depois, o Código Internacional de Doenças confirmou o conceito e a Organização Mundial de Saúde lançou, em diversos países, um programa sobre o diagnóstico e o tratamento da distimia.
 
 
Calcula-se, em todo o mundo, 170 milhões de pessoas, ou 3% da população, sejam de mal-humorados. A doença atinge crianças e adultos, ricos e pobres. As mulheres a partir de 20 anos de idade são as que mais sofrem com o problema e representam o dobro do número de casos masculinos. Nas crianças e adolescentes o mau humor também é freqüente e atinge 50% do total.
 
 
Para o psiquiatra Antônio Egídio Nardi, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pelo estudo da distimia no Brasil, não se pode confundir o mau humor passageiro, causado por engarrafamento de trânsito ou briga familiar, por exemplo, com o caso clínico, em que o indivíduo de­ve procurar tratamen­to médico.
 
 
 
A LENTE DO MAL-HUMORADO
 
Necessita de ajuda quem está sempre de mau humor, não con­segue ver o lado bom das coisas, critica tudo e a todos, não sente prazer nas coisas que faz, vive cansado e pessimista. “É um infeliz, que acha que tem sempre um chato ao seu lado e que es­tá tudo errado no mundo”, explica o médico. Outras características da distimia são a falta de apetite e de concentração e o sentimento de culpa (a pessoa se julga responsável por tudo que acontece de errado ao seu redor).
 
De acordo com Dr. Nardi, o pior destes sintomas é que podem levar a outros problemas psíquicos, como o alcoolismo, vício em tranquilizantes, insônia ou sono excessivo. Dependendo da gravidade do caso, a pessoa pode tornar-se um suicida. Antes, porém, do aparecimento desses sintomas podem surgir outros sinais, de caráter físico, como doenças cardiovasculares, câncer e distúrbios imunológicos. Depressivos, os mal-humo­rados ficam com a libido em baixa e podem ter comprometido seu desempenho sexual.
 
 
O distímico às vezes se recusa a admitir que está doente. Somente dois terços deles procuram a­juda médica. Geralmen­­te, um clínico faz o diagnóstico de depressão, segundo o doutor Nar­­di. Ele ressalta o aspecto da autodefesa. “O mal-humorado tem sempre u­ma desculpa: o chefe chato, o tempo fechado, a crise financeira. Ele não acha gra­ça nem mesmo quando acerta na lo­teria”, garante o psiquiatra.
 
         QUANDO PROCURAR AJUDA MÉDICA
 
Quando os sintomas já duram aproximadamente dois anos, é hora de cair na real e enfrentar o tratamento, à base de medicamentos e psicoterapia simultaneamente. Ele deve durar pelo menos dois anos, mas em dois meses já é possível retomar o gosto pela vida e ver o lado bem-humo­rado das coisas e pessoas.
 
 
No entanto, os especialistas alertam: durante o tratamento podem ocorrer tremores, sonolência, náuseas, dores de cabeça e tonteiras, devido ao uso prolongado de antidepressivos. Por outro lado, a vontade de chutar tudo e todos desaparece.
 
 
As causas da distimia ainda são pouco conhecidas. Alguns estudiosos acreditam que estejam relacionadas aos hormônios femininos, o que poderia explicar a maior incidência nas mulheres. Outros acreditam que alguns casos podem estar relacionados a traumas na infância, abuso sexual e convivência com alcoólicos. Há também pessoas que se tornam mal-humoradas depois de ter uma doença séria, como diabetes ou câncer.

 
 
A grande diferença da distimia para outros tipos de depressão é que ela é crônica e um grande transtorno psiquiátrico. Mas, segundo a Bíblia, “o coração alegre ser­ve de bom remédio, mas o espírito abatido virá secar os os­­sos” (Pv 17.22).
 
 
 


        Et gloria est Dei!
 
Rev. Paulo Cesar Lima

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário