sexta-feira, 25 de abril de 2014

CRISTO DESPRIVATIZADO

Cristo DesprivatizaDO

 

 

A pergunta “Quem dizem os homens que eu sou?” ainda não desafiou os evangélicos a fazerem nenhum esforço maior, no sentido teológico, para respondê-la, uma vez que responder sobre quem é Jesus Cristo é, para a maioria de nós, algo indiscutível.
 
 
Por outro lado, a cristologia que nos foi passada – e até hoje persiste na cultura evangélica – mostra um Cristo dogmatizado e privatizado por um doutrinarismo quase medieval; um Cristo com características anacrônicas, delineado de forma romântica e, não raro, quixotesca. Uma cristologia concebida como mera eclesiologia, simples pneumatologia, ou uma inexpressiva antropologia. Uma cristologia que persiste em mostrar uma imagem de um Cristo apolítico, passivo, desinteressado socialmente, distante dos problemas e das misérias do ser humano; um Cristo indefeso, violentado, conspurcado.
 
 
Assim como não podemos aceitar a imagem de um Cristo revolucionário, subversivo, na pior conceituação da palavra, partidário político ou coisa do gênero, não podemos mais conceber uma cristologia centrada apenas no pecado, no templo, na lei e entendida como soteriologia sacrificalista. Um Cristo mostrado de forma espiritualizada, tão-somente vertical, que só se importa com adoração, penitência e cumprimento da lei, não é o Cristo do Novo Testamento nem tampouco o Verbo encarnado, que veio libertar os pobres, os oprimidos, e os sobrecarregados (Mt 11.28) do jugo da injustiça social, política, econômica e religiosa.
 
 
O jornalista Vittorio Messori, citado por Nicola Ciola, no seu trabalho Ipotesi su Gesù, embora arrepiando alguns postulados cristãos, contribuiu de fato e sub contraria specie para repropor em caráter de urgência este grande tema teológico, focalizando muito bem as reais dimensões da questão em tela: “Constroem-se complexas arquiteturas sobre os evangelhos, mas são poucos os que procuram certificar-se com quem o ouviu se os fundamentos existem verdadeiramente. São poucos os que procuram verificar se ainda hoje está sólida a pedra angular sobre a qual – dizem – baseiam a sua fé e as suas igrejas. Em toda a história dos homens, Jesus Cristo é o único homem ao qual o nome de Deus foi associado sem mediações. Mas a este escândalo inaudito muitos se devem ter acostumado. Simplesmente o dão como óbvio. É como se o incenso já os tivesse intoxicado”.
 
 
Temos que procurar a significação da vida e dos gestos de Jesus. Isto quer dizer que temos que passar da mensagem de Jesus à vida de Jesus. Mas não mais às vidas de Jesus, amontoados de textos evangélicos, mas à vida de Jesus estudada em sua coerência e significação profundas, com todas as repercussões humanas, sociais e históricas de seus gestos e palavras. Temos que ultrapassar a imagem fixa e estereotipada de Jesus, que o desliga da realidade histórica, transformando-o em um puro objeto religioso, destinado somente a nutrir a veneração.
 
 
Temos ainda que valorizar os encontros que Jesus teve com os dirigentes do povo, como também suas atitudes em relação ao tipo de religiosidade de sua época. É a partir destes encontros e a partir de certas atitudes que começam a surgir os conflitos entre Jesus e seus adversários. É dentro deste quadro, um quadro histórico, no sentido em que Jesus é alguém inserido na história de seu tempo e de seu povo, que as controvérsias evangélicas têm sentido. Somente o Jesus da história pode impedir que o Cristo proclamado se torne um mito, uma gnose, uma ideologia, com ameaça de subjetivismo. Assim afiança Karl Barth, explicando a presença de Deus entre os homens:
 

 “O Deus do evangelho não é um Deus solitário, autárquico e fechado em si mesmo; não é um Deus ‘absoluto’ (isto é, separado daquilo que não é Ele). É certo que ao lado dele não há nada que possa limitá-lo e determiná-lo. Mas Ele não é nem mesmo prisioneiro de sua própria majestade, nem é obrigado a ser somente o totalmente outro’... Ele é de jure e de facto livre de estar não só ao lado ou acima do homem, mas também perto dele e com ele, sobretudo de ser Deus para ele, não só como seu Senhor, mas também como seu pai, irmão e amigo, como seu Deus, isto é, do homem... Um Deus que se limitasse a dominar o homem, permanecendo afastado e estranho a ele, numa divindade sem humanidade, não poderia ser senão um Deus dum ‘desevangelho’”.



         Et gloria est Dei!
 
Rev. Paulo Cesar Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário