sexta-feira, 25 de abril de 2014

FÉ E SOFRIMENTO PODEM SE COMUNICAR?

FÉ E SOFRIMENTO PODEM SE COMUNICAR? 

 
 

 

Sempre que ouvimos as palavras fé e sofrimento, seja aonde for, nos reportamos mentalmente a Jó, uma das personagens mais intrigantes de toda a Bíblia. Fazemos isto quase que instintivamente: uma autodefesa contra a ameaçadora possibilidade de perdermos a fé. Isto porque não há nada mais desestimulador para a fé do que o desencanto de não sermos atendidos por Deus nas horas de tribulação e sofrimento pelos quais passamos. Todavia, conquanto tenhamos Jó como o nosso paradigma psicológico para os momentos de dor e agonia, tenho por certo que 99% dos cristãos ainda não conseguiu entender o drama deste herói da fé. Digo isso com certeza, porque todas as análises feitas e passadas até aqui sobre o sofrimento de Jó, com raríssimas exceções, tentam apenas preservar o dogma da retribuição – a forma de compreender o sofrimento como sinal evidente de punição pela culpa -, sem aprofundar o drama de um homem que se vê atormentado por uma concepção religiosa acerca de Deus extremamente sádica e tirana, que o violenta com as suas formas simplistas de explicar o sofrimento humano. No fundo, todos os religiosos contemporâneos seguem a mesma linha de raciocínio de Elifaz, um dos “conselheiros” (entre aspas) de Jó. Segundo aquele, Jó estava pretendendo ser mais sábio do que a própria tradição dos antepassados, destruindo a religião, que, no decorrer dos tempos, acumulou explicações para todos os acontecimentos. Elifaz, por isso, tenta reduzir o caso de Jó à busca de causas, eliminando tudo o que possa haver de novo em sua situação. Aliás, as explicações comumente dadas pela religião sobre o sofrimento humano, quase sempre eliminam tudo de novo que possa haver numa determinada situação.
 
 
A concepção religiosa acerca de Deus sob a qual Jó viveu tem tudo a ver com a nossa prática religiosa atual. Nos dias de Jó, por exemplo, o sofrimento era sempre explicado como resultado de um pecado não confessado diante de Deus. Aliás, a maior tortura de se viver uma religião assim não é tanto com a possibilidade de se ficar doente, mas sim com a obrigatoriedade de ter que ser curado, para provar isenção de culpa.
 
 
Infelizmente, nós vivemos esta patologia comportamental ainda hoje em muitas culturas evangélicas, que continuam enxergando o sofrimento como algo extremamente incompatível com a fé. Em razão disso é que muita gente ou dá uma de “paciente Jó” sublimando e verticalizado o sofrimento por que passa, por medo de descrer em Deus, ou, na tentativa de sair da situação de embaraço, perambula de oração em oração, confessando culpas imaginárias para ser perdoado e curado.
 
 
Por isso é que as filas de pessoas à procura de prosperidade e solução de problemas não param de crescer pelas igrejas afora. Todavia, aquilo que poderia ser tão construtivo para a Igreja de Jesus Cristo tem-se constituído num desastre teológico. Pois agravar a situação de pessoas já tão desesperadas, da culpa de não conseguirem as coisas por falta de fé, é um ato criminoso contra a simplicidade dos que buscam a Deus sinceramente. Digo isso porque o único comportamento humano que pode ser caracterizado como algo contrário a Deus é a arrogância, a indiferença e a rejeição – o que não é o caso aqui. Ora, as pessoas que frequentemente procuram, numa oração, refrigério para os seus problemas é porque, no mínimo, acreditam que Deus pode ajudá-las. Por isso quando Jesus sentia de curar a multidão que acorria a Ele, curava a todos, ficando de fora apenas os indiferentes e os que o rejeitavam. 
 
 
A vida de Jó pode ser descrita como a vida de alguém que teve coragem de buscar Deus fora dos espelhos religiosos, das teologias padronizadas, das tradições engessadas, porque já não admitia ter que viver a sua história de dor e de sofrimento aceitando a triste ideia de que tudo era resultado de um pecado não confessado.
 
 
Jó, audaciosamente, ousa ir contra a interpretação acerca de Deus, que todo tempo tenta prever e conduzir os seus atos, transformando-o num reles ídolo da sorte.
 
 
Por essa sua “intolerância religiosa”, Jô foi submetido a verdadeiros interrogatórios, pelos seus confrades, que chegaram unanimemente a um mesmo veredicto sobre a sua sorte: culpado.
 
 
Convenhamos, fazer um miserável acreditar que a sua miséria é em razão de um pecado não confessado em sua vida, é tramar contra a justiça e fazer da mentira verdade.



Et gloria est Dei!
 
 
 
Rev. Paulo Cesar Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário