sexta-feira, 25 de abril de 2014

Guerra Espiritual

Guerra Espiritual 

 
Nos últimos dias, tenho ouvido as mais estapafúrdias, hilariantes, desconexas e incoerentes argumentações sobre este assunto. Alguns, numa expressão de pura apelação, chegam a sugerir que estamos falando pouco do diabo e que deveríamos investir mais neste assunto. Outros – filosoficamente – idealizam um mundo dominado por forças estranhas que, todo o tempo, invadem a privacidade de cada filho de Deus.
 
 
Esperem aí! O que está acontecendo com os evangélicos, na atualidade? Será que temos agora que investir todo o nosso tempo falando das peripécias de satanás e do seu poderio? Ora, convenhamos, temos mais o que fazer em vez de ficar perdendo tempo em querer cercear a liberdade do diabo da maneira mais inocente e inofensiva possível. Satanás já está sob condenação, pois Jesus Cristo ao subir ao Gólgota para morrer por cada um de nós destronou o império da morte expondo o diabo à vergonha.
 
Suponho que acreditar no que Jesus já fez por nós e declarar a sua vitória constantemente no nosso viver diário, não significa neutralidade, quietismo. Acredito, sim, que enquanto estivermos agindo de forma indiferente quanto aos apelos sociais, estaremos sendo escapistas e neutros de verdade.
 
 
Pelo amor de Deus, agora começaram a afirmar que as pregações sobre o diabo têm se ausentado dos púlpitos das igrejas. Tenho a plena certeza de que estas pessoas não estão por dentro da neurose que vem causando nas pessoas a ideia de um mundo tenebroso, dominado por forças espirituais da maldade por todos os lados. Porque hoje o que mais se ouve nos púlpitos é mensagem tenebrosa. Parece que está faltando senso de limite e assunto a muitos pregadores. O que estão fazendo com os novos convertidos e com os imaturos na fé é extremamente desonroso.



Hoje, para um pregador receber resposta do povo à sua mensagem, ele tem que apelar. E, não raro, essas apelações são exatamente as absurdas, enjoadas, cansativas mensagens sobre o "coisa ruim".




Jesus venceu o diabo por mim e por você, leitor. Não precisamos temer o que o diabo possa nos fazer. Tudo está sobre o controle de Deus. Nada passa despercebido à vigilância divina. Segundo o Salmo 121, Deus não dorme nem sequer tira um cochilo. Nada lhe é indiferente.
 
 
 
 
É exatamente assim como a Bíblia descreve a trajetória da história humana. Tudo acerca do qual frequentemente se tem a infeliz ideia de que está sendo dominado pelo diabo, está sob o domínio de Deus.
 
 
 
ESTE MUNDO TENEBROSO
 
 
 
A Bíblia verdadeiramente diz que o mundo jaz no maligno. Todavia, a expressão "mundo" não significa terra, espaço cósmico, como alguns frequentemente interpretam. Aqui João está explicando que o mundo pagão estava completamente dominado pelo pecado, vícios, desejos abjetos e desenfreados. A palavra "mundo" aqui tem a acepção de sistema. Na visão de João, o mundo estava dominado pelo mal. Evidentemente, o apóstolo de Pátmos só podia ter esta negra impressão da sociedade dos seus dias. O paganismo estava dominando de canto a canto. O pecado era o "pão de cada dia" de todos os homens da época de João. Obviamente, João não podia ter outra impressão do mundo a não ser a que descreveu a partir de sua observação: "O mundo jaz no maligno".



Agora, pegar esta passagem para endossar a ridícula ideia de um mundo tenebroso. Essa não!
 
 
 
"HÁ ALGUMA COISA DE PODRE..."
 
 
Não sei onde querem chegar com este assunto tenebroso, que faz propaganda o tempo todo do diabo. Pior: partem da antiga fórmula que frequentemente combatem de púlpito, alertando os pobres e incautos irmãos. Já que não têm base bíblica buscam uma ou duas passagens totalmente desconexas para alegarem seriedade naquilo que ensinam. O mais catastrófico disso tudo é que a maioria sabe que o assunto não passa de mais um modismo que hoje gravita sobre as igrejas evangélicas, mas nada fazem. Agora dizer o que a Bíblia não diz ou fazer a Bíblia dizer o que ela nunca dirá, constitui-se crime de responsabilidade.
 
 
O QUE PAULO ESTAVA REALMENTE FALANDO AOS EFÉSIOS
 
 
Em Efésios, capítulo 6, o apóstolo Paulo, depois de expor uma série de princípios referentes ao relacionamento de marido e mulher, de pais e filhos, de escravos e senhores, passa a exibir sua visão do mundo, com as seguintes palavras:
 
 
"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes."
 
 

Na época de Paulo, os judeus tinham como demônio todo e qualquer povo gentio que era contra as leis de Deus. Os termos que Paulo usa - principados, potestades, governos - são todos nomes para se referir a sistemas de morte e governos que oprimem e possuem os homens. Mas para o apóstolo não era só isso, mas o universo inteiro era um campo de batalha. O cristão não somente tem que lidar com os ataques dos homens, mas também tem que enfrentar os ataques de forças espirituais que lutam contra Deus.
 
 
Nós podemos não interpretar literalmente a linguagem de Paulo, mas sabemos por experiência que o mal é um poder ativo neste mundo.
 
 
Todos temos sentido a força da influência do diabo que trata de induzir-nos ao pecado. Este é em essência o pensamento de Paulo quando fala dos demônios.

 
Et gloria est Dei!
 

 

Rev. Paulo Cesar Lima
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário